Existem pessoas que “se jogam” facilmente para buscar o que querem. Foi assim que a produtora de uma fadista portuguesa maravilhosa chegou até a mim. Minutos depois de eu comentar nas redes do Oswaldo Montenegro sobre um clipe com Cristina Madeira, a produtora dela entrou em contato comigo para apresentar o trabalho da cantora.

O clipe com a canção “Velhos amigos”, de autoria do Oswaldo, traz uma sensibilidade tocante. Mostra cada um dos artistas andando sozinho por uma praia, ele no Brasil, ela em Portugal, com semblante introspectivo, demonstrando a falta que faz um amigo de verdade. Isso bateu fundo na minha saudade.

Eles parecem muito conectados no clipe, mas a produtora contou que os dois nem se conhecem pessoalmente. A cantora entrou em contato com ele e propôs enviar sua versão para aquela canção (outro “se jogue”!!). E ela teve coragem para se jogar mesmo, pois quem acompanha a trajetória do Montenegro sabe que ele é muito exigente quando o assunto é música. Com certeza, gostou do que ouviu para ter aceitado gravar. E assim nasceu uma parceria para um clipe que já soma 140 mil visualizações.

Ainda na área da música, quem já viu documentários sobre a vida da cantora Nara Leão teve a certeza de que muito do sucesso que conquistou veio por causa do seu jeito de se jogar. E nem precisou ser extrovertida para isso, pois Nara era extremamente tímida.

Foi ela quem convidou Chico Buarque, ainda desconhecido pelo público e com quem não tinha nenhuma ligação ainda, para uma conversa com violão em seu apartamento, a fim de ele apresentar suas composições. Ele conta em um dos doc. que ficou horas cantando para que ela analisasse as canções e que Nara criticou as que não gostou. Se não fosse a atitude dela, vai saber se teria nascido a sólida parceria profissional que tiveram por anos e anos!

Nem todos têm esse desprendimento para o novo. Cada um é cada um. Mas é uma pena, pois podem estar perdendo conexões surpreendentes, aprendizados inesperados, histórias inesquecíveis, deixando de conquistar novos e potenciais velhos amigos.

__________

CITADO NO TEXTO