“Estou me sentindo oca”, disse uma amiga após passar por um baque profissional. Entre vários sinônimos, oco pode ser falta de juízo, bobão. Mas neste caso, eu sabia o que ela estava querendo dizer. Era sobre o vazio que tomou conta dela desde quando foi demitida sem nenhuma causa.

Seu desempenho estava acima da média, clientes satisfeitos, relacionamento interpessoal excelente, pontualidade, disciplina, enfim, durante quatro anos ela entregara além do que lhe fora pedido. Não estava oca por falta de juízo e nem era bobona. Estava vazia.

Pode uma demissão estremecer a estrutura na personalidade de alguém? Na hora me veio à mente a canção do Gonzaguinha: “E sem o seu trabalho, o homem não tem honra. E sem a sua honra, se morre, se mata”. Sim, o trabalho tem muito poder sobre as pessoas. Daí por que tanto adoecimento mental, como a síndrome de burnout, que faz com que o trabalhador tenha crises de pavor só em pensar no trabalho.

No caso da minha amiga, ela conta com o apoio financeiro do marido, que tem renda suficiente para segurar as contas da casa e do filho adolescente que mora com eles. O vazio não era apenas pela preocupação com as contas. O problema é que lhe negaram o porquê. Não havia motivo para ver seu nome na relação de desligados naquela segunda-feira qualquer. Não houve conversa, não houve preparo prévio. Seus superiores nem ao menos deram tchau. Ela soube de sua demissão ao ver seu nome na relação colada na parede.

Como alguém pode fazer isso e dormir com a consciência tranquila? Como pode ter a frieza de mandar fazer uma relação com pais e mães de família que acordaram naquele dia sem saber de nada, mandar imprimir a lista, escolher o lugar mais visível da instituição e colar ali para que todos vejam?

Em situações assim, quando parece que nossa vida virou pelo avesso, é comum bagunçar outras coisas que estavam acomodadas. Será que escolhi a profissão certa? Será que morar nesta cidade foi a melhor escolha? E o casamento? E minha mãe?…

Se deixarmos um pensamento detonar milhões de culpas e vitimizações, o vazio vai dominar e paralisar. É a hora de preencher a mente e a alma com novos sonhos.

__________

CITADO NO TEXTO