Imagine alguém que trabalhou durante anos com crianças da educação infantil de uma escola cair de paraquedas numa área de peças para tratores e escavadeiras? É o que acontece com uma amiga em seu novo emprego. Fora contratada para a sua área de formação em Recursos Humanos, mas o gerente identificou nela um potencial para administrar outro setor que estava desorganizado.
Dois fatores são importantes nesta história. O primeiro é o líder confiar nela para o desafio. Mesmo com a inexperiência dela para aquela função, ele observou seu comportamento e apostou na sua intuição que dizia que aquela pessoa improvável teria o perfil ideal para outra área. O segundo fator é que, embora com medo de não corresponder às expectativas, ela respondeu: “Se você tiver paciência para explicar, estou disposta a aprender”. Em comum, os dois abertos para o novo.
Como este caso não é ficção, os dias não são romantizados. O medo bate junto com o ponto a cada novo turno. O dia da novata inicia com siglas, funções e códigos totalmente desconhecidos até então. Mas, em vez de perguntar ao dr. Google, ela busca as respostas com os mais experientes da empresa, o que nos traz mais uma lição. Vamos ouvir quem está há mais tempo na área, quem já passou por várias situações antes de nós. Não achemos que nossos diplomas valem mais do que a experiência de quem viveu.
Ela identificou duas pessoas que querem ensinar o que sabem. Recebe um risinho de canto de boca pelas perguntas mais pueris, mas perguntas fazem com que o veterano lembre de sua própria importância. Talvez, por ele estar ali há tanto tempo, os colegas nem vejam mais o ouro entre a sua mesa e a cadeira.
E assim ela está vivendo seus dias cheios de dúvidas. Insisti na dica da internet para as pesquisas das informações básicas, mas ela prefere pedir aos colegas que expliquem as funções das peças nos próprios veículos que alugam. Quer entender, não decorar. É um minicurso grátis com certificado de aprendiz profissional. E para quem quer aprender, sempre haverá alguém para ensinar. São duas vias sob o comando da humildade.